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Quase 1/3 dos londrinos relatam baixos níveis de felicidade.
Metade descreve-se como ansiosos, mas poucos procuram ou recebem ajuda para a sua condição.
Tudo isto tem um impacto negativo na qualidade de vida e na produtividade econômica da cidade.

Desafio
Projetar um serviço para fornecer ajuda psicológica imediata e inclusiva em grande escala.

A missão da Public Health England (PHE) é proteger e melhorar a saúde e o bem-estar do país e reduzir as desigualdades na saúde. Eles fazem isso fornecendo aconselhamento, defesa e apoio ao governo, à NHS, à indústria e ao público – através do comissionamento e prestação de serviços. Foi assim que eles chegaram até nós. Com a intenção de criar uma maneira de permitir que todas as pessoas tenham acesso à ajuda sempre que precisassem.

Os serviços de saúde mental da NHS têm um tempo de espera de cerca de 18 semanas, e muitas vezes as pessoas necessitam de apoio imediato. Além disso, a busca por atendimento clínico ainda é permeada por estigmas sociais e falta de sensibilização, fazendo com que grande parte das pessoas não busquem essa ajuda. Sendo assim, precisávamos desenvolver um serviço que fosse inclusivo – chegasse a todos os londrinos – e também seguro e acolhedor, para que as pessoas se sentissem confortáveis para utilizá-lo.

Abordagem
Pesquisar e ouvir as pessoas para descobrir o que elas precisam.

Complementamos a pesquisa existente com a nossa própria pesquisa de usuários. Conversamos diretamente com diferentes pessoas em suas casas, entendendo como elas lidam com suas questões psicológicas – ou não – e as suas realidades e necessidades diárias.

Conhecemos pessoas como a Christina, que sofria de ansiedade depois de ser assaltada em casa. Ela foi capaz de articular seus problemas e buscou ativamente apoio de maneira online. Ela nos ajudou a representar uma tipologia de pessoas: as que buscam ajuda proativamente.

Também conhecemos pessoas como Martin, que é divorciado e ganha a vida trabalhando em túneis. Ele simplesmente aceitou a ansiedade e a insônia como seu destino na vida, sem associá-las às suas circunstâncias. Alguém como Martin dificilmente buscaria ajuda sobre bem-estar psicológico em um site governamental de saúde.

Foco de pesquisa
Quem são e onde estão os londrinos?

A nossa pesquisa qualitativa nos levou à conclusão de que, para chegarmos a todos os que necessitam de apoio, incluindo aqueles que estão relutantes ou em negação, precisaríamos ir ao encontro deles.
Os clientes desse serviço dificilmente acessam um site em busca de ajuda, mas eles ainda estão online de alguma maneira. Sendo utilizando as redes sociais, ou navegando de forma ampla, conseguir fazer com que o serviço aparecesse de forma espontânea durante esta tarefa cotidiana poderia estimular que eles acessassem ajuda.

Pensando assim, a PHE fez um vídeo para explicar o serviço aos seus públicos de interesse e utilizou a história de Martin para ilustrar como o serviço chega aos londrinos que talvez não procuram ativamente por ajuda.

Public Health England,

Pilotagem do serviço
Testar e implementar.

Para testar nossa hipótese, conduzimos um pequeno estudo experimental, colocando anúncios de ajuda para insônia em sites com muitos acessos (de diferentes assuntos).

Mais de 3.500 pessoas clicaram no anúncio, indicando que as redes sociais são um canal eficaz para alcançar essas pessoas que enfrentam esses desafios. Este foi o primeiro passo para ampliar o serviço e conectar os londrinos com as informações que poderiam ajudá-los a enfrentar a situação.

Resultado
Um serviço de saúde pública online e inclusivo que gerou novas iniciativas

Depois de vários testes, a PHE lançou o serviço com anúncios nas redes sociais e outros fóruns levando ao conteúdo do site Good Thinking. Essa iniciativa gerou 180 mil usuários desde o lançamento e 60% deles relataram uma redução no estresse após o uso.

Mas, na verdade, o impacto do nosso trabalho foi de maior alcance.
A força do nosso trabalho fez com que os stakeholders deste projeto começassem a utilizar o Design de Serviço como abordagem para fazer concepção e pesquisas em saúde pública, numa gama crescente de áreas de enfoque que gerem valor para a PHE.

7,5 milhões de libras são gastos todos os anos em cuidados de saúde e assistência social em tratamento, benefícios, educação e justiça criminal. Outros 10,4 milhões de libras são perdidos todos os anos para as empresas e a sociedade de Londres.

Quando combinamos a experiência e a qualidade de dados da PHE com a nossa abordagem de Design Serviço, que coloca o foco na experiência do usuário (cliente), o resultado é um serviço que atinge grupos demográficos que escaparam às campanhas tradicionais de saúde pública, e pensando a partir das necessidades de camadas mais vulneráveis da sociedade. Derrubando, assim, as barreiras de uso e estimulando que mais pessoas consigam ter acesso à saúde mental .

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