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O design como ferramenta para transformar desafios complexos

Um departamento no governo Holandês

No processo de recuperação de um escândalo de pagamentos de previdência de alto nível, foi oferecida uma compensação financeira aos cidadãos que foram gravemente prejudicados pelo governo. No entanto, o processo de recuperação foi, por si só, muitas vezes traumático para esse grupo de pessoas. Ao integrar uma compreensão profunda das necessidades e perspectivas dos pais, a perspectiva jurídica do governo e as habilidades da(s) organização(ões) executora(s), conseguimos chegar a uma reformulação compartilhada do processo de recuperação. A nova perspectiva compartilhada foi a de que a recuperação não é apenas uma questão financeira, mas a recuperação de um relacionamento. Qualquer mudança que viesse a ocorrer depois disso, seria por meio do equilíbrio dessas perspectivas integradas e do trabalho a partir dessa estrutura.

Um dos maiores provedores de saúde do Brasil queria explorar uma mudança radical em seu modelo de negócios principal: Como seria o atendimento se o foco fosse ajudar os clientes a adotar estilos de vida saudáveis em vez de tratar doenças e condições médicas? Para esse desafio específico, a qualidade da forma do Design foi ativada desde o início. Visualizamos o ecossistema de uma pessoa com atividades, motivações, pessoas, estabelecimentos e outros que melhoram ou tratam sua saúde durante a vida. Esse mapa nos mostrou onde nosso cliente estava ativo e onde ele poderia estar presente para promover um modo de vida voltado para a saúde. Nossa equipe, então, passou a imaginar uma nova jornada de relacionamento e materializou as iniciativas necessárias usando uma analogia da tabela de elementos. Especificamente em projetos de mudança estratégica e de serviços, a capacidade que o design tem de dar forma a conceitos por meio de artefatos é o que permite que funcionários de muitas áreas diferentes compreendam e se envolvam com construções invisíveis e intangíveis, levando-as adiante.

Uma instituição central e muito antiga do Reino Unido estava lutando para se modernizar. Seus processos e sistemas de apoio não estavam atendendo às necessidades ou expectativas de uma força de trabalho moderna e inibiam os negócios. As atualizações tecnológicas não estavam dando resultado e os esforços de gerenciamento de mudanças estavam fracassando, deixando uma força de trabalho fragmentada. 

Com base nos princípios de mudança liderados pelo design, adotamos uma abordagem altamente inclusiva e integramos as perspectivas de toda a força de trabalho e de seus usuários. Reformulamos seu modelo operacional em torno dos serviços que prestavam. Esse modelo de serviço forneceu uma forma e uma visão para a transformação a ser buscada. Ele também nos permitiu orquestrar os serviços. Definimos como eles eram executados e como mudariam um portfólio completo, em vez de partes desconectadas, proporcionando uma forma de administrar a mudança geral. A organização passou com sucesso de um programa de mudança de três anos, para um novo modelo operacional de gerenciamento e mudança contínuos.

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