Praticamente todas as pessoas que se deslocam em regiões urbanas desejam chegar ao seu destino com rapidez e facilidade. Em grandes centros, principalmente, a rota mais rápida costuma envolver alternar entre diferentes tipos de transporte, como carro, bicicleta, trem, ônibus ou metrô. No entanto, é sempre um desafio fazer com que esses modais funcionem juntos sem problemas.
Uma ótima experiência para esses viajantes, portanto, exige que os fornecedores de modais distintos colaborem estreitamente para oferecerem uma jornada perfeita, proporcionando uma viagem tranquila e unificada. Da mesma forma que a integração de dados e serviços de vários provedores em um único aplicativo é uma forma de fazer com que o atendimento ao cliente alcance esse objetivo, quando falamos de transporte urbano, é necessário que os provedores destes modais colaborem entre si para alcançar o seu objetivo em comum: uma boa experiência para o cliente.
Coloque os viajantes no centro da questão
Do ponto de vista do cliente, a parceria entre os fornecedores de transporte permite uma viagem mais previsível e tranquila – e isso é tudo o que importa para eles. No entanto, esses prestadores de serviço muitas vezes enxergam outros modais como concorrentes, evitando qualquer tipo de parceria. E apesar dessa estratégia parecer atender suas necessidades, ela cria um obstáculo a mais a ser enfrentado pelo usuário que, no final das contas, só quer chegar a seu destino sem grandes percalços e da forma mais simples possível.
Vá além de seu próprio serviço
Embora a equipe que lida com o cliente entenda muito bem o serviço que sua própria organização oferece, é improvável que ela conheça os serviços de outros provedores ou meios de transporte. Uma empresa ferroviária, por exemplo, raramente prepara seu time para informar os clientes em relação a outras opções de transporte local.
Essa postura não ajuda a criar uma experiência de transporte unificada que os clientes desejam. Portanto, ao fornecerem aos funcionários acesso a informações sobre outros sistemas de transporte, essas empresas podem atender melhor às necessidades de seus próprios passageiros.
Trabalhe para oferecer soluções integradas
Os serviços online são as formas mais simples para os clientes planejarem e reservarem uma viagem e se manterem informados. Mas, para executar essas tarefas, eles tendem a usar de três a quatro aplicativos diferentes.
Ao integrar dados e serviços de vários provedores de transporte em um único aplicativo, os clientes entendem e gerenciam suas opções de viagem de forma muito mais fácil. Para as empresas, isso significa economia de custos e aumento da fidelização, na medida em que se tornam mais relevantes para os viajantes se os ajudarem a tomar a melhor decisão, oferecendo uma experiência integrada e unificada de diferentes meios de transporte.
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Na Livework acreditamos que um olhar holístico, centrado nos clientes e suas necessidades, é o que permite que organizações encontrem sinergias entre si, impactando positivamente as jornadas de seus clientes, seus resultados de negócio e a eficiência de sua operação.
Imagem de capa: Brasil com S.