Um banco com um exército de designers

O Itaú-Unibanco é o maior banco do hemisfério Sul. Esse projeto mostra como o design thinking pode ser usado não apenas para inovar em serviços, mas também para criar uma cultura pautada no design centrado no ser humano que amplia a capacidade de inovar da organização, criando impactos significativos de diferenciação e relevância no curto, médio e longo prazo.

  • Cliente

    Itaú Unibanco

  • Serviço

A divisão de Wealth Management do Itaú-Unibanco decidiu criar uma cultura de inovação e, para isso, contou com a ajuda da IDEO e da Livework. A IDEO atuou na criação de uma visão, valores e áreas de atuação para a nova estrutura. A Livework atuou no desenho e na implementação dos novos serviços, metodologias, ferramentas e na capacitação dos executivos e champions da inovação. Foram 150 executivos capacitados durante o período de execução do projeto e hoje o banco possui milhares de colaboradores sensibilizados na prática do design thinking e design de serviços, como consequência direta de nossas intervenções.

Um modelo descentralizado de inovação

O modelo implementado obedeceu a ideia de times multi-disciplinares de projetos e champions espalhados por diversas áreas da organização, com um departamento central de inovação sendo responsável pela conexão e disseminação da cultura e por equipar e fomentar iniciativas de inovação e design thinking.