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1. Eles têm clareza da sua proposta de valor

Tudo ali é muito consistente e coerente. Eles não querem ser apenas um espaço de aula de spinning, mas um lugar de convivência, que se propõe a colocar o “corpo em movimento” a partir da“sincronia perfeita entre música, ritmo, energia e sensações únicas”(aspas da própria Velocity). Mais do que dizeres, tais atributos são facilmente identificados, desde o primeiro ponto de contato e ao longo da interação com todos os demais, sejam físicos ou digitais.

2. Eles focam no que se propõem a fazer

A Velocity não oferece um serviço que se propõe resolver problemas de todo o mundo. Eles focam nas bikes e proporcionam uma excelente experiência para um público bastante específico – um caminho muito bem sucedido para a prestação de serviço eficiente e consistente.

3. Eles sabem que fidelizar é muito mais eficiente que tornar os usuários, digamos, reféns

Eu não quero me comprometer por, sei lá, um ano com uma academia, porque nesse período muita coisa pode acontecer e pode ser que eu simplesmente não queira mais estar ali. O sistema de comprar créditos por aula me dá liberdade e prova que eles confiam no que oferecem. Se o aluno gostar, ele volta. E eu voltei. Várias vezes. Sem correntes.

4. Eles são descomplicados

Acredito que um bom serviço não precisa ser mirabolante. Ser simples – sem ser simplório – é um atributo dos mais relevantes. A facilidade de contratação, sem a necessidade de apresentar uma lista interminável de documentos, a simplicidade do aplicativo para reservar as aulas, tudo é feito pensando em reduzir fricções. Com menos obstáculos, a tendência é aumentar o engajamento com aquele serviço. Foi exatamente o que aconteceu comigo.

5. Eles são muito cuidadosos

Um serviço muitas vezes está apoiado em tecnologia. Um bom serviço, no entanto, jamais deixa de lado o aspecto humano. Esse cuidado se manifesta na atenção dos professores, no auxílio que ele pode ter durante a aula acionando um botão de “socorro”, na possibilidade de oferecer toalhas (que atire o primeiro halter quem nunca precisou voltar para casa incomodado com uma toalha molhada dentro da mochila), entre outras ações mínimas, porém calculadas, que fazem toda a diferença.

6. Eles entendem seu público para além do óbvio

Eu amo música. O mesmo não se aplica aos exercícios físicos. Uma das minhas motivações para frequentar as aulas, portanto, era justamente conhecer músicas novas. As playlists das aulas são ótimas. A Velocity entendeu que fazer spinning pode não ser o único objetivo de um aluno. Perceber outras motivações do usuário e as entender mesmo quando não são ditas, são tarefas fundamentais para quem desenha um serviço, já que demonstra um esforço sincero de entender os usuários e dar a eles respostas condizentes a suas demandas.

7. Eles atendem a diferentes necessidades de públicos distintos

Dentro da homogeneidade existente entre quem curte spinning há, claro, dissonâncias. Dar respostas a essas diferenças é missão tão complicada quanto primordial. Como já disse, eu amo música. Mas não muito alta. E lá é tudo no último volume. Para mim, então, tampões para o ouvido. Para os mais competitivos, a cada aula é apresentado um ranking das melhores performances, que desaparece ao longo das pedaladas e reaparece, de forma individualizada, quando já nem estou mais no estúdio. Essa estratégia contempla tanto os que têm “sangue nos olhos” quanto os menos competitivos, categoria à qual eu achava que pertencia. Na segunda aula eu já queria estar no topo. Foi assim que dei boas vindas a uma versão minha, bastante competitiva por sinal, até então desconhecida.

8. Eles proporcionam momentos memoráveis

Um bom serviço reserva momentos incríveis. Para mim, ele aconteceu no meu primeiro dia de aula, quando a professora me chamou pelo nome. Tão simples – e eficiente – quanto isso. Nos bastidores, toda aula o mapa da sala é impresso, com o posicionamento de cada aluno. Os novatos recebem uma sinalização para que o professor possa dar aquela atenção especial.

9. Eles estão atentos às mudanças de cenário

Conhecer seu propósito e sua estratégia é fundamental para saber a direção que se deseja percorrer. Ter a flexibilidade de alterar a rota no meio do caminho, todavia, é talvez ainda mais importante. Ao longo da pandemia, na impossibilidade das aulas presenciais, a Velocity agiu rapidamente e passou a alugar as bikes para quem quisesse praticar em casa, sob a tutela de aulas em vídeo. Em tempo: embora tenha achado demais essa agilidade toda, eu não embarquei, porque, né, tudo tem limites…

10. Eles olham não apenas para o usuário que usufrui do serviço, mas também para quem o oferece

Não tem jeito: um serviço só é bom se ele for bom para todos os envolvidos. E isso, claro, inclui as pessoas que, internamente, fazem a roda girar. Digo isso porque é evidente o cuidado que a empresa tem com os funcionários, que são extremamente bem treinados e acreditam naquilo que estão fazendo e proporcionando. Cria-se, assim, um senso de comunidade, que se expande para os alunos. O respaldo de processos e sistemas eficientes também contribui para o engajamento desses profissionais que, literal e metaforicamente, vestem a camisa. É impossível não perceber isso.

Resultado ao fim de cada aula

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