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Centralidade no cliente interno para retenção de colaboradores

Uma das maiores fornecedoras de energia da Europa, a E.ON conta com um quadro de mais de 40 mil colaboradoras. Eles convidaram a Livework para ajudá-los na construção de uma jornada ideal para seus colaboradores e com o seguinte desafio: redesenhar o onboarding de novos funcionários e criar o começo perfeito.

Criando uma excelente experiência integrada de onboarding para a E.ON em toda a Europa

Neste projeto colaborativo global, trabalhamos em conjunto com gerentes de CX, TI e RH em nove unidades regionais em toda a Europa para criar um processo de onboarding ideal para novos funcionários. Além das perspectivas individuais dos profissionais, cada região também traz suas próprias estruturas, hábitos e cultura. O desafio foi criar um processo de integração que trabalhasse com essas diferenças para criar a experiência E.ON que se adaptasse a todas elas.

Abordagem
Uma imersão no contexto dos clientes internos

Para projetar uma jornada de onboarding adequada à realidade multicultural dos escritórios, precisávamos de informações detalhadas sobre os funcionários da E.ON. Para isso, visitamos quatro das nove regiões para conhecer colaboradores recém-contratados e conversamos sobre suas experiências de onboarding.

Oferecemos à equipe estendida de projeto ferramentas e treinamento para que também pudessem conduzir conversas de qualidade, conseguimos alcançar mais colaboradores e entrevistar mais de 30 funcionários em diversas funções – de agentes de call center a controladores financeiros, em todas as regiões.

Os insights da pesquisa qualitativa nos possibilitaram identificar quatro arquétipos de funcionários, uma jornada de integração ideal e diversos conceitos relevantes para o desenvolvimento do projeto.

Além disso, testamos três protótipos de baixa fidelidade com funcionários na Romênia para avaliar seu potencial e demonstrar que as melhorias de onboarding começam com um entendimento profundo das necessidades dos colaboradores.

Insights
Escalar através da retenção das experiências pessoais de onboarding

A jornada de onboarding ideal foi desenvolvida para fornecer às regiões uma visão compartilhada.

Como os arquétipos e a jornada ideal são baseados em necessidades, direcionadores e comportamentos no processo de integração, a E.ON os considerou relevantes em todas as regiões, departamentos e gerações. A E.ON usará os arquétipos como ponto de referência central para otimizar as atividades de integração existentes e criar novas atividades.

Output
Um manual para apoiar a implementação regional da nova jornada pessoal de onboarding

Para garantir que essas estruturas possibilitem à E.ON desenvolver uma experiência pessoal de onboarding em escala internacional, desenvolvemos o “Manual de Integração da E.ON“, que serve como um modelo para as regiões e inclui uma visão geral acionável dos insights e das estruturas que levam ao entendimento de como deve ser um ponto de partida perfeito para os colaboradores com a empresa.

Atualmente, o manual está sendo usado para apoiar as nove regiões a projetar novas atividades de onboarding e a transformar em realidade as soluções prototipadas.

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