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Formando agentes de inovação à distância

Dedicada ao estabelecimento de uma cultura de inovação contínua, a Roche tem se estruturado cada vez mais para identificar oportunidades e gerar soluções relevantes no segmento farmacêutico.

Disseminando a cultura de inovação por meio do design

Um desafio presente nas organizações que buscam a inovação é fazê-la acontecer de forma prática, independente da área de negócio. Áreas de inovação buscam estimular este processo ao disseminar conceitos, ferramentas e boas práticas, pois precisam do engajamento dos colaboradores da companhia para implementar uma verdadeira cultura de inovação.

Em 2017, a Roche procurou a Livework para desenhar um programa que pudesse ensinar design e inovação a diversos públicos internos – o “Programa Inovamentes”. Ao incorporar uma estratégia ainda mais focada nos seus clientes em 2018, fomos chamados novamente para adaptar este programa à sua equipe de campo.

Como poderíamos, então, engajar e capacitar um público tão diversificado, distribuído por todo o Brasil e sem conhecimento prévio sobre design para solucionar desafios reais dos seus clientes?

Utilizando design para planejar a capacitação

As características e necessidades deste público geraram requisitos fundamentais ao desenho do programa, impactando os conteúdos a serem abordados, o formato de sua transmissão, a identidade visual, a jornada de comunicação e o plano para engajamento dos participantes. Esses requisitos também influenciaram as exigências básicas do projeto, como por exemplo a escolha da plataforma de apoio que permitiria o trabalho colaborativo entre os representantes em um ambiente digital.

Nossa equipe testou diversos modelos de interação com os participantes antes do lançamento do programa, já que um dos principais desafios era adequar dinâmicas tradicionalmente presenciais a um modelo de ensino à distância. Compartilhar informações de forma visual, como por exemplo com o uso de post-its, precisou ser representada com a mesma fluidez em um ambiente digital. Outros pontos de atenção, como a gestão do tempo e a prevenção de problemas técnicos de conexão, também foram antecipados durante estes testes.

A trajetória da inovação

Ao percorrermos, junto com os participantes, as etapas de aprendizagem, ideação e experimentação, nossa equipe estimulou a transformação de noventa representantes da equipe de campo em agentes disseminadores da inovação. Isto só foi possível graças à produção de um conteúdo digital específico para o público e interações online adaptadas para seu contexto, enquanto aplicávamos o conhecimento adquirido a três desafios de negócio da Roche.

Durante seis meses, os participantes incorporaram um novo olhar com relação aos problemas de seus clientes, mapearam novas oportunidades de atuação junto a eles, geraram ideias e apresentaram soluções, prototipadas e testadas, aos executivos responsáveis por validar estrategicamente o seu alinhamento com o planejamento da companhia. Os resultados foram recebidos com muita satisfação e serão levados adiante por equipes internas encarregadas de implementar e incorporar os projetos na realidade Roche. Com isso, foi dado um dos primeiros e grandes passos para projetar relacionamentos relevantes, que agreguem mais valor junto aos seus clientes.

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