Livework newsletter
Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro de tudo ;)

Transformando o futuro de meninas e mulheres utilizando o Design Thinking

O desafio estava lançado: Como impactar a vida de 10 milhões de meninas em 5 anos? Em parceira com a PLAN International Brasil, a Livework conduziu um workshop de Design Thinking com um desafio grande nas mãos e cinco pontos de partida para conseguir alcançá-lo. Mais do que apenas um projeto de capacitação, era preciso entender os cenários, conhecer os usuários, desenvolver soluções de forma colaborativa e prototipar cinco projetos com potencial exponencial.

Desafio
Transformar a vida de mulheres no Brasil

A Plan International é uma ONG que atua no Brasil desde 1997 e dedica-se a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. A Plan também tem viabilizado condições de subsistência a muitas comunidades em situação de emergência que não tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Em 2017, a Plan International Brasil foi eleita a melhor ONG que cuida das crianças e adolescentes no país pelo “Melhores ONGS Época”.

Nos últimos anos, a Plan International Brasil (PIB) recebeu o desafio da administração internacional da ONG (Plan Federation) de, além de implementar projetos, captar recursos e ser financeiramente sustentável. E assim ampliar a sua atuação no Brasil e se fortalecer no âmbito da “Plan Federation”.

Juntamente com esta transição definiu-se um novo posicionamento para o escritório brasileiro: “Um Brasil justo e igualitário para todas as meninas”. Além de rever o modelo de atuação no Brasil, a PIB buscava escalabilidade de suas iniciativas por meio de parcerias efetivas e foi neste contexto que a Livework Brasil foi chamada, sendo uma das primeiras empresas recrutadas para apoiá-los no sentido de tangibilizar as iniciativas internas em ações visando a implantação de projetos ainda mais abrangentes, inspiradores e transformadores nas vidas de milhares de meninas em todo o território nacional.

O design como abordagem para escalar ações

Pensando no escalonamento da atuação da Plan no Brasil surgiu a oportunidade de apoiar-se na abordagem do Design Thinking para tangibilizar as ações da ONG, pois o processo de transição da Plan Brasil em uma ONG capaz de implementar projetos, captar recursos e ser financeiramente sustentável está intrinsecamente relacionado à transformação interna da organização tornando-se mais eficiente, abrangente e inovadora.

A partir destas premissas apresentadas pela PLAN, o projeto envolveu entender a ONG e o contexto das meninas e mulheres no Brasil e elaborar, a partir disso e por meio do Design Thinking, um conteúdo teórico-prático facilitado em atividades durante um Workshop de 16 horas, que aconteceu em São Paulo em Julho de 2018.

Os desafios propostos buscavam desde a conceituação e estruturação da plataforma “MeninasLíderes.com”, a melhoria na experiência dos doadores atuais da ONG, um novo formato de venda dos produtos e projetos da PLAN, a viabilidade de criação de um fundo de apoio às iniciativas lideradas por meninas em todo o Brasil e finalmente, o reconhecimento de empresas engajadas em ações que garantam a igualdade de gênero no setor corporativo. Tudo isso alinhado ao propósito da PLAN Brasil, em proporcionar um futuro mais justo e igualitário para todas as meninas e mulheres do país, e à meta de transformar a vida de dez milhões de meninas em cinco anos, sendo que para que essa meta seja atingida é fundamental a exponencialidade das ações propostas.

A diversidade de olhares enriquece a cocriação

A preparação do workshop contemplou momentos com dinâmicas distintas: momentos teóricos, com foco em apresentar a abordagem do Design Thinking, ferramentas e técnicas aos participantes. E momentos práticos, com atividades em grupo que proporcionaram a discussão e reflexão dos contextos de cada um dos desafios, considerando os diferentes cenários e perfis de usuários.

Para cocriar as cinco iniciativas que guiarão o novo posicionamento da PLAN Brasil, o workshop reuniu em uma sala funcionários e conselheiros da PLAN Brasil, meninas beneficiárias dos programas da ONG, influencers feministas na mídia, empresas parceiras e doadores. A diversidade de olhares, opiniões e experiências que os participantes trouxeram para as equipes permitiu abordar cada desafio de maneira mais vasta e isso enriqueceu as discussões e aumentou as possibilidades de soluções. A multidisciplinaridade da equipe também potencializou os pilares da abordagem do Design Thinking, a empatia, colaboração e experimentação, pela oportunidade de envolver os principais stakeholders no desenvolvimento completo do projeto, desde a compreensão dos contextos dos desafios, à etapa de ideação, prototipagem e validação das soluções desenvolvidas, com o mindset da experimentação ao longo de todo esse processo.

A apropriação dos conceitos e ferramentas do Design foi essencial para aproximar os participantes ao contexto da PLAN e à realidade das meninas líderes e estimular novas ideias e soluções para problemáticas cotidianas da ONG. Ao final do workshop, as equipes apresentaram soluções prototipadas e validadas com usuários, assim como evidenciaram todo o processo de entendimento, empatia, criação e colaboração absorvidos nas etapas anteriores.

Li e aceito a Politica de Privacidade do site.