De vender tintas a paredes pintadas
Ajudando a Suvinil a encontrar um modelo de negócios para servir seus clientes em um novo mundo colaborativo.
Participando do ecossistema com uma oferta de serviço
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Se alguma vez você já precisou de um pintor, deve saber o quanto esse mercado é informal e como o sentimento de desorganização está presente do começo ao fim da experiência. É comum ouvirmos relatos de pessoas traumatizadas com pintores que contrataram para uma reforma. A fim de encontrar bons pintores, normalmente dependemos de nossos círculos familiares e de amigos. E quando não encontramos indicação, resta contratar um desconhecido e torcer para que a mão de obra seja qualificada, acessível e respeite os prazos combinados.
Quando a Suvinil procurou a Livework para pensar de que maneira poderia participar do ecossistema com uma oferta de serviço que ajudasse seus clientes a terem suas paredes pintadas, mergulhamos em um ecossistema complexo e cheio de incentivos misturados. Para a Suvinil, vender direto as tintas a seus clientes por meio de um serviço poderia fazer com que as lojas, suas principais parceiras, não quisessem mais vender seus produtos. Ao mesmo tempo, contratar pintores diretamente, não era uma opção interessante para uma organização. Então como oferecer um serviço relevante, garantindo a qualidade da pintura e no atendimento, e fortalecendo a relação com as lojas
Vitrini Suvinil
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Para encontrar uma resposta a essa pergunta, nossa equipe mergulhou no contexto do desafio, conversando com diferentes perfis de clientes, pintores e lojistas. Nosso objetivo inicial foi entender o ponto de vista de cada um destes atores, o que valorizam e como poderiam se beneficiar de uma nova oferta neste ecossistema. Ao mesmo tempo, envolvemos pessoas de diferentes áreas da Suvinil, de marketing ao jurídico, para entender as implicações de diferentes possíveis modelos de negócio.
Após algumas dinâmicas e um trabalho realizado a muitas mãos, chegamos a um modelo de plataforma de relacionamento com pintores, uma estrutura de capacitação para assegurar a qualidade dos mesmos, e um modelo de parceria com lojas de tintas. O resultado desse trabalho foi lançado recentemente sob o nome Vitrine Suvinil.
Redesenhando serviços que valorizam e fidelizam o cliente
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O serviço funciona basicamente como um serviço de buscas que facilita que clientes encontrem um pintor que se encaixe no perfil que estão procurando. Além de facilitar o contato entre clientes e pintores, a Suvinil faz com que estes últimos sejam constantemente capacitados por cursos e treinamentos que oferece, assegurando a qualidade do serviço. Todos os pintores recebem avaliações dos seus clientes a respeito de seus desempenhos e, com essas informações à disposição, novos clientes se sentem mais seguros em seu processo de tomada de decisão.
A solução capacita e traz demanda para pintores, facilita o acesso a pintores qualificados por parte de clientes e aumenta a demanda de tintas para lojas e a própria Suvinil. Ganha-ganha-ganha-ganha. Tudo isso muito antes da chegada de algumas soluções comuns para nós clientes neste espaço colaborativo, como o Uber. Olhando em retrospecto, nos referimos a este projeto na Livework como o Uber dos pintores.
O Design de Serviço para inovar e repensar proposta de valor
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Olhar para um negócio baseado na venda de bens de consumo compreendendo que o valor desses bens está nos serviços que eles prestam para seus clientes deu à Suvinil a capacidade de analisar o negócio por um novo ângulo, tendo como alvo a melhoria da experiência de seus clientes. Afinal de contas, as pessoas querem paredes pintadas e casas decoradas, não tintas em latas, pintores e acessórios.
Assim como a Suvinil, muitas outras empresas, tanto focadas em bens quanto em serviços, estão se utilizando do Design de Serviço para inovar e repensar a maneira que entregam valor para seus clientes. Quer saber mais sobre como o Design de Serviço pode ajudar o seu negócio? Deixe o seu contato que retornaremos!