Ford: Um serviço de estacionamento inteligente para Londres
Estacionar nas cidades é um grande problema para os motoristas, além de ser uma das principais causas de congestionamento.
À medida que as cidades e os carros se tornam mais inteligentes, é necessário pensar em uma melhor forma de projetar serviços pensados na jornada dos motoristas e na melhoria da mobilidade urbana.
Em conjunto com a Ford, trabalharmos no GoPark, uma solução digital pensada na experiência do motorista no meio urbano, utilizando o bairro de Islington (Londres) como modelo. Hoje o serviço está ativo, e se expandiu para outros 10 bairros da cidade.
Desafio
As cidades do futuro precisam de melhores soluções de mobilidade.
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A Ford tem explorado formas de inovar, para garantir que sua relevância em um futuro onde os automóveis sejam mais conectados e inteligentes. Eles estão especialmente interessados em trabalhar em parceria com as grandes cidades, ajudando-as a enfrentar desafios como o congestionamento e a poluição, ao mesmo tempo que entregam um serviço valioso àqueles que precisam se deslocar de A para B.
O GoPark é um projeto da Ford Smart Mobility voltado para a mobilidade urbana. O seu foco inicial era um bairro de Londres, mas a ambição de expansão e o potencial para um impacto real a nível global eram claros.
Os objetivos do projeto-piloto eram tornar o estacionamento mais simples para os motoristas, mais fáceis de gerenciar pelo bairro, e com possibilidade de ganho de escala.
De acordo com uma pesquisa realizada pela British Parking Association, o tempo médio que os motoristas passam procurando uma vaga é de 5,9 minutos, totalizando 90,5 horas – ou quatro dias – gastas na procura de uma vaga de estacionamento ao longo do ano.
De acordo com uma pesquisa realizada pela British Parking Association, o tempo médio que os motoristas passam procurando uma vaga é de 5,9 minutos, totalizando 90,5 horas – ou quatro dias – gastas na procura de uma vaga de estacionamento ao longo do ano.
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Abordagem
Tamanho único não serve para todos. É preciso compreender as diferentes necessidades para impulsionar a adoção.
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Recrutamos mais de 80 residentes locais e trabalhamos com eles durante o período de 18 meses do projeto. Isso nos ajudou a compreender suas diferentes necessidades e a projetarmos um serviço que realmente atendesse a suas demandas e necessidades. Para isso, realizamos entrevistas domiciliares na casa dos residentes, assim como sessões de prototipagem, viagens de carro, testes de usabilidade e acompanhamento do uso ativo dos protótipos desenhados.
Para que o App funcionasse, precisávamos de um grande número de motoristas daquela área inscritos. Para estimular o envolvimento e o engajamento desses motoristas , precisávamos fornecer diferentes tipos de valor para os diferentes tipos de pessoas (motoristas) existentes.
Através da nossa pesquisa, percebemos que algumas pessoas têm atitudes muito despreocupadas em relação às multas (planejar uma viagem para evitá-las não era algo que eles consideravam). Outros foram motivados pela possibilidade de ajudar na melhoria do planejamento urbano e no controle do tráfego do bairro, tendo em vista que os dados fornecidos pelos usuários do App eram consumidos pelo poder público, para que pudessem pensar em mudanças ativas.
Foco na colaboração
Garantir que as necessidades do cliente permaneçam no centro.
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Para executar o projeto-piloto, precisávamos simular e testar o serviço por completo de forma “real”. Para isso, orquestramos o teste da experiência do cliente considerando a multicanalidade do serviço que abrangia interações digitais, telefônicas, automotivas e também, um sistema back-end. Assim, gerenciamos relacionamentos com um grande número de stakeholders, desde os diferentes atores do município de Islington até o desenvolvedor do aplicativo, e o fornecedor do dispositivo plugin que precisava ser instalado nos carros.
Além disso, os usuários que se inscreveram no App também precisavam ser apoiados durante todo o processo. Esse acompanhamento e suporte aos usuários foi feito por uma central de atendimento, que também precisávamos manter contato durante todas as etapas do projeto.
Assim como agências de publicidade e marketing, agência que tratava de assuntos governamentais e empresas que prestam serviços de fiscalização de estacionamentos.
Grande parte do projeto consistia em coordenar todos esses stakeholders e elementos da prestação do serviço, garantindo que o usuário permanecesse no centro do serviço.
Quando avançamos do projeto-piloto para a entrega do serviço completo, o alinhamento que criamos entre todos os envolvidos foi essencial para o sucesso do projeto.
Resultado
Dirigir e estacionar em Londres está ficando mais eficiente
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O sucesso do projeto-piloto do GoPark foi centrado em garantir que o serviço fosse projetado para atender a todas as diversas necessidades dos residentes de Islington. Para isso, projetamos diferentes propostas de valor alinhadas para a necessidade de cada perfil de motorista, de forma a incentivar a adoção e a utilização do App por todo o bairro.
Mas não apenas isso. O sucesso exigiu também a demonstração de valor do projeto, a partir do alinhamento de vários parceiros para oferecer uma experiência bem orquestrada para o cliente.
O fato do serviço ter sido agora implementado em mais 10 bairros em Londres é uma prova deste sucesso. Você pode checar mais informações sobre o serviço no vídeo abaixo (em inglês).
*GoPark está disponível atualmente em: Camden, cidade de Londres, Hackney, Hammersmith e Fulham, Islington, Kensigton e Chelsea, Lambeth, Southwark e Westminster. Tower Hamlets será adicionado em breve.
Confira o site completo do serviço aqui: https://gopark.io/