Futuros Sustentáveis
Neste momento, todas as organizações do planeta estão passando por uma transformação para responder à crise ecológica. Essa transformação é altamente complexa, mas é fundamentalmente humana.
As organizações são feitas ‘por, de e para’ humanos. A forma como caminhamos juntos na transformação é fundamental. Exige colocarmos em prática as melhores qualidades humanas: empatia, colaboração e imaginação.
Coletivamente, devemos mudar nossas formas de agir, pensar e ser para enfrentar os danos que estamos causando ao nosso planeta.
Essa mudança deve ser muito mais profunda do que um único produto, serviço ou reivindicação de sustentabilidade – deve ser essencial para tudo o que fazemos e trazemos ao mercado.
Como podemos ajudar
Para criar um futuro sustentável, devemos reimaginar rigorosamente como vivemos e trabalhamos. Fazemos isso através do design.
Reimaginando nossas ofertas
Ao contrário de outras inovações, novas soluções sustentáveis não se encaixam automaticamente nas nossas cadeias de valor, organizações, economia ou nossas vidas.
As soluções sustentáveis precisam inspirar, envolver e apoiar as pessoas a adotá-las e usá-las — para mudar hábitos ou comportamentos.
Isso também significa que essas ofertas precisam ser profundamente pensadas para reorientar equipes, processos, infraestrutura e fluxos de materiais. É aí que entra nosso legado em design de serviço. Os serviços são as camadas entre a oferta sustentável ao cliente e o que é necessário para entregá-la operacionalmente.
Reimaginando nossas organizações
Para fazer a transição para um caminho sustentável, a sustentabilidade precisa sair da equipe ESG e se tornar uma prioridade coletiva – todo trabalho precisa ser um trabalho de sustentabilidade.
Nas isso não é simples. A mudança sempre foi difícil, mas a transição para a sustentabilidade é outra escala de dificuldade. O mundo cocriativo do design e da inovação tem o poder de revelar soluções e permitir que a sustentabilidade permeie os negócios convencionais onde as abordagens mais analíticas falham.
Promovendo um ambiente de aprendizado para tornar todos ecoalfabetizados, engajados, abertos à experimentação e compartilhamento, abordando a transformação organizacional para a sustentabilidade em três modos de ação:
Entender
Obtenha um profundo conhecimento da nova realidade e dos desafios futuros em toda a organização.
Acelerar
Projete e implemente soluções de alto impacto – rapidamente.
Preparar
Prepare-se para um mundo volátil e caminhe pelos futuros possíveis de forma inovadora.
As três velocidades de uma transformação sustentável.
Como atuar na sustentabilidade trazendo o que o design e a inovação têm de melhor a oferecer.
Desbloqueando a circularidade
Uma visão geral da compreensão da Livework sobre os desafios da transição para uma organização circular – informar a discussão sobre a abordagem para os próximos passos.
“Esses são os tipos de problemas dos quais você não consegue lidar. É preciso desenhar a solução.”
“Esses são os tipos de problemas dos quais você não consegue lidar. É preciso desenhar a solução.”
-
Marty Neumeier
O futuro emerge diretamente das coisas que projetamos.
Temos que utilizar o design de forma ecológica.
Fundador da Livework no Brasil, membro do júri do Service Design Award e autor do livro Design Thinking Brasil, é criador do primeiro curso sobre o assunto da América Latina, na ESPM. Engenheiro de Produção e Sistemas pela UDESC e Designer de Produto pela UNIVILLE, possui um Master em Design Management pelo Istituto Europeo di Design na Espanha.
Veja outros desafios que enfrentamos
Transformação Digital
Como alcançar as demandas digitais dos clientes e ainda se manter competitivos no mercado?
Centralidade no Cliente
Como orquestrar negócios para que eles sejam verdadeiramente centrados e orientados pelos geradores de valor dos clientes?
Inovação pelo Design
Como desenvolver e inovar serviços que realmente capturam os geradores de valor dos clientes?
Futuros Sustentáveis
Qual a melhor estratégia e solução capaz de proporcionar uma transformação sustentável para todos?