Uma bússola de sustentabilidade para um gigante da logística dos EUA
Fomos chamados para apoiar uma gigante logística com a sua ambição de se tornar neutra em carbono até 2040. Junto com o departamento digital da empresa, construímos uma Bússola de Sustentabilidade, para orientar a empresa rumo a este objetivo.
Por que uma bússola?
|
A transformação digital estava no centro deste esforço e o departamento digital deu um passo à frente para desempenhar um papel fundamental nesta transformação.
A pergunta deles era: por onde começar e para onde ir?
Foi então que, uma Bússola de Sustentabilidade foi desenvolvida com a equipe digital para ajudá-los a avaliar e direcionar esforços na execução desta missão.
Desafio
Uma ferramenta para ajudar a orientar os esforços digitais para alcançar o desafio da sustentabilidade
|
Tornar-se neutro em carbono até 2040 é um enorme desafio para uma empresa com mais de 200 mil funcionários que transportam mercadorias e um dos principais desafios era entender por onde começar.
As direções possíveis eram múltiplas. Desde organizar campanhas contra o desperdício no escritório, educar os clientes para escolherem opções de transportes mais sustentáveis, até tornar a sustentabilidade um tema padrão para ser discutido por todas as áreas da empresa.
Sendo assim, qual papel a equipe do departamento digital deveria assumir para alcançar esta ambição e qual caminho deveria ser escolhido?
O desafio deste projeto foi criar uma ferramenta que possibilitasse a escolha do melhor caminho.
Abordagem
De forma colaborativa com o time da empresa, projetamos a bússola após um mergulho na realidade do negócio.
|
Isso se deu através de estudo dos materiais produzidos, para entender seus objetivos estratégicos e o momento atual da organização; de análise de benchmark, para mapear o contexto do negócio no mercado; e de entrevistas e workshops com colaboradores.
Juntos, o nosso time e a equipe dedicada da empresa, iniciamos o projeto com uma exploração profunda do cenário de sustentabilidade da empresa. Construímos uma compreensão de onde e como os esforços em torno do desafio seriam implementados.
As capacidades e ativos da equipe digital foram mapeados por meio de rodadas de sessões cocriativas em toda a equipe e então, foi criado um conjunto de princípios e ambições de sustentabilidade, adaptados às capacidades do departamento digital.
O design da ferramenta e a narrativa geral foram um esforço colaborativo e interdisciplinar, incluindo os times de marketing, copywriting e design.
Resultado
Cocriamos uma Bússola de Sustentabilidade com três lentes: imaginar, avaliar e agir.
|
O objetivo desta bússola era fornecer ao departamento digital, as ferramentas para:
- Visualizar o futuro desejado para alinhar as equipes às suas principais ambições;
- Avaliar quais ações os aproximam desse futuro desejado e como todos podem contribuir;
- Tomar medidas para impactar o comportamento de clientes e dos colaboradores, facilitar a transição organizacional para este novo modelo de sustentabilidade e incentivar a inovação em busca de novas soluções voltadas para o objetivo a meta de carbono neutro.
Para envolver mais pessoas na conversa e ampliar o alcance da missão, foi lançada uma iniciativa adicional que ampliasse este projeto para além do time dedicado que estava trabalhando nele. Esta iniciativa envolveu todos os colaboradores da organização, a partir da realização de encontros regulares para criar uma comunidade de reflexão e ação, como um esforço contínuo para promover a missão e envolver membros fora da equipe dedicada.
“Somos gratos pelo trabalho árduo e gratificante que vivenciamos com a Livework e, pessoalmente, mal posso esperar para dar o meu melhor para levar este projeto apaixonante ao próximo nível com a equipe brilhante que temos.”
Leia também: